terça-feira, 29 de outubro de 2013

Turquia inaugura túnel que liga Europa à Ásia, no Bósforo

A Turquia inaugurou nesta terça-feira (29/10) um túnel ferroviário subterrâneo que conecta os lados europeu e asiático da cidade de Istambul – e que, segundo os construtores, pode resistir a terremotos de magnitude 9 na escala Richter. A obra, que custou 3 bilhões de euros, tem 13,6 quilômetros de extensão, dos quais 1,4 quilômetro atravessa o Estreito de Bósforo, 60 metros abaixo do solo oceânico.

A expectativa é de que o túnel reduza em pelo menos 20% o fluxo do pesado trânsito de Istambul, especialmente sobre as duas pontes que atravessam o Bósforo. A nova passagem faz parte da projeto Marmaray, que prevê melhorias e novas construções em 76 quilômetros de malha ferroviária que interligam os lados europeu e asiático. O conjunto de obras é chamado pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, como o "projeto do século".

A ideia da construção do túnel existe desde 1860. Ele é apenas um dos megaprojetos de Erdogan – chamados de "faraônicos" pela oposição – que ainda incluem um canal de 50 quilômetros entre os mares Morto e de Mármara, um aeroporto para competir com os de maior fluxo no mundo e uma gigantesca mesquita no alto de um dos morros de Istambul. Há ainda a previsão de uma terceira ponte sobre o Estreito de Bósforo e de usinas nucleares. fonte DW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário