quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A lenda da Loira Fantasma é mas consistente do que a lenda do Metrô em Curitiba

E a lenda do metrô continua produzindo notícias. Numa cidade em que a prefeitura debate-se para tapar simples buracos nas ruas e não consegue dar o mínimo conforto para os passageiros de ônibus, a única coisa que resta é essa mesmo, investir em lendas. A Gazeta do Povo nos informa hoje que, apesar do provável aumento do investimento federal no metrô de Curitiba, a prefeitura almeja um valor ainda maior da União: R$ 2,1 bilhões. A quantia foi solicitada junto com outros projetos de mobilidade urbana assim que a presidente Dilma Rousseff anunciou o incremento de R$ 50 bilhões para o setor.

No documento obtido pela Gazeta do Povo junto à Casa Civil, a administração municipal mostra que estaria disposta a aumentar sua participação no projeto – saindo dos R$ 450 milhões propostos na gestão anterior para R$ 650 milhões. A mesma quantia é atribuída ao governo estadual, que na proposta original se propunha a investir R$ 300 milhões no projeto. Nessa contraproposta municipal, a fatia que caberia à iniciativa privada seria de R$ 1,2 bilhão. Obra que é bom, nada. Notem, o prefeito Fruet, que tem supostamente o apoio do PT, com o pires nas mãos chora por R$ 2,1 bilhões, enquanto a prefeitura de São Paulo teve sua dívida renegociada com a União e ganhou numa tacada só mais de 10 vezes do que a pobre Curitiba pede, R$ 25 bilhões.

Vejam que o tal Metrô de Curitiba também perde tamanho a cada lenda, Segundo o projeto elaborado pela Triunfo Participações e Investimentos, o traçado da Linha 1 Azul agora terá pouco mais de 17 quilômetros – quatro e meio a menos do que o seu antecessor.

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