quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Satélite mostra fumaça tóxica sobre Guaratuba



Curitiba, 7h32 - 26/09 - Apesar do desmentido de que a fumaça do incêndio em São Francisco não seja tóxica, as autoridades do Paraná dizem que não há motivo de alarde em Itapoá, Garuva e Guaratuba. Imagem de satélite mostra a fumaça sobre a costa do Paraná.
Guaratuba – Corpo de Bombeiros diz que podem chegar resíduos na cidade, mas não há motivos para acreditar em risco à população. Defesa Civil municipal e estadual, Instituto Ambiental do Paraná e Corpo de Bombeiros estão monitorando a situação nos balneários de Coroados e Barra do Saí. A fumaça chegou a ser sentida na Barra do Saí, na divisa com Santa Catarina. Por medida de segurança, a prefeitura suspendeu as aulas na Escola Municipal Juraci Correia.
 
Prefeitura e governo estadual mantêm os serviços de saúde em alerta para receber possíveis casos de intoxicação.
 
Fumaça vista do satélite – O Governo também informou que o instituto meteorológico Simepar estava monitorando a situação, mas os boletins divulgados pelos meteorologistas nem falam da situação. Já a empresa Climatempo, mostra, por volta das 21h de quarta-feira,  claramente a fumaça sobre o litoral do Paraná e se dirigindo ao litoral de SP.
 
A presença de uma ciclone extratropical no oceano, entre o litoral de Santa Catarina e de São Paulo provoca ventos moderados a fortes, das direções sudoeste a sul. Estas direções favorecem o deslocamento da fumaça para o litoral do Paraná e de São Paulo. Porém, como os ventos são relativamente fortes, parte da pluma vai se dispensando pelo caminho. Mesmo assim, não dá para descartar a possibilidade de que um pouco da fumaça chegue ao litoral destes estados.
 
Itapoá – No município catarinense de Itapoá, os moradores das localidades da Figueira do Pontal e Pontal evacuaram suas casas e dirigirem-se para a escola Frei Valentim. Defesa Civil orienta moradores das demais localidades a permanecerem em suas casas e ficarem preparados para novo comunicado. No início da tarde, houve uma mudança na direção do vento e uma nuvem de fumaça se dirigiu a Itapoá. No meio da tarde, por volta das 16h, ela já havia se dissipado. As aulas em todas as escolas estão suspensas na manhã desta quinta-feira.
 
Garuva – Em Garuva, os moradores das comunidades de Palmital, Baharas e Barrancos foram deslocados com ônibus da prefeitura e a Defesa Civil orientou os demais a permanecerem em casa. As aulas haviam sido suspensas em todas as escolas, mas a prefetura voltou atrás e manteve a suspensão apenas para a Escola Duque de caxias, em Baharas. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário