quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O nitrato de potássio e o nitrato de amônio - cuidados

Perigos mais importantes
Irritante. Oxidante.
Efeitos adversos à saúde humana
Nocivo se ingerido.
Perigos físicos e químicos
Inflamável e/ou explosivo se em contato com substâncias combustíveis.
Perigos específicos
Explosão em contato com substâncias redutoras.
Principais sintomas
Tosse, dor de garganta, vermelhidão na pele e nos olhos, dor abdominal, tontura, diarréia e convulsões.
Classificação do produto
Substância oxidante. Comburente.
Visão geral de emergência
Pode causar irritação na pele, nas mucosas e no sistema respiratório e irritação grave nos olhos.

2) MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

Inalação:
Remover o indivíduo exposto ao ar livre. Se não estiver respirando, fazer respiração artificial. Se respirar com dificuldade, dê oxigênio. Procure ajuda médica.
Ingestão:
Induza o vômito imediatamente de acordo com orientação paramédica. Nunca dê algo pela boca para uma pessoa inconsciente.
Contato com a pele:
Lave imediatamente em água corrente por, pelo menos, 15 minutos. Remova a roupa contaminada e os sapatos. Procure ajuda médica. Lave as roupas e os sapatos antes de reutilizá-los.
Contato com os olhos:
Lave imediatamente com água corrente por, pelo menos, 15 minutos, abrindo e fechando ocasionalmente as pálpebras. Procure ajuda médica imediatamente.

3. Nitrato de Amônio (NHH4NO3)

Perigos mais iminentes: Por ser oxidante, pode interagir com outros produtos. Quando contaminado com produtos orgânicos ou materiais oxidantes, aquecido, confinado, e ainda sob ação de agentes iniciadores, pode detonar. Risco de ignição ou detonação ao expor o produto ao calor e a materiais incompatíveis.
Perigos físicos e químicos: O Nitrato de Amônio é um forte oxidante. A contaminação pode promover a sua decomposição, tornando-o imprevisível e perigoso. Os contaminantes incluem matéria orgânica, Cloretos, Fluoretos e também alguns metais (exemplos: Cobre, Cromo, Zinco e outros).
Efeitos do produto em animais: A inalação pode causar irritação do trato respiratório, com tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. O contato com o produto pode causar irritação na pele e nos olhos. Exposto a altas temperaturas, devido à decomposição, pode liberar Amônia e gases Nitrosos tóxicos (NOx), capazes de provocar problemas respiratórios agudos.
Efeitos ambientais: É muito solúvel em água, podendo contaminar cursos d’água, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade. O produto da combustão do Nitrato de amônia é o óxido nitroso, N2O. Este composto é um agravante do efeito estufa, sendo 273 vezes mais nocivo que o dióxido de carbono, CO2. (Xavier, A. Agronomia/UFSM, 2008)
Efeitos na saúde humana: O nitrato de amônio causa irritações nos olhos, na pele e no tratorespiratório. A substância pode afetar o sangue, devido ao íon nitrato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário