segunda-feira, 20 de abril de 2015

Tropeiros chegam ao Litoral do Paraná

Esta semana, um grupo de cavaleiros desce a Serra do Mar até o Porto de Antonina, no litoral do Paraná. Eles participam da última etapa da Tropeada da Integração Transparaná, que começa às 7h30 da manhã desta terça-feira (21), em frente a Igreja da comunidade do Tamanduá, na área rural de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba e termina no domingo (26).
A Transparaná é um desafio lançado pela Federação dos Tropeiros do Paraná, em percorrer 1,1 mil quilômetros de Foz do Iguaçu, até o litoral. Nesta última etapa, serão cinco de dias de andanças, "inclusive, iremos descer a Serra do Mar, por um caminho inóspito, por onde Dom Pedro II andou, quando veio pela primeira vez a Curitiba", informa o deputado Nereu Moura, praticante e incentivador da cultura do tropeirismo.
"Estamos recuperando um pouco da história do nosso Estado. Passando por lugares que os nossos ancestrais, passaram. Conhecendo como se deu a colonização", reforça Nereu Moura. De Campo Largo até o Porto de Antonina, serão percorridos aproximadamente 160 quilômetros, passando por trilhas históricas do tropeirismo paranaense.
A Transparaná é organizada pela Federação dos Tropeiros do Paraná, com apoio do Grupo Muladeiros Casco Duro. “Sem dúvida é uma tropeada histórica de resgate e oportunidade de fazer novos amigos, mostrando para nossas crianças o valor cultural que nossos antepassados nos legaram”, afirma o presidente da Federação, Jeferson Pelizzari.
As primeiras etapas da Transparaná foram realizadas nos trajetos Catanduvas/Laranjeiras do Sul, Laranjeiras do Sul/Guarapuava, Catanduvas/Santa Tereza do Oeste, Guarapuava/Irati, Santa Tereza do Oeste/Foz do Iguaçu e Irati/Campo Largo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário