segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prudentópolis, a capital do feijão politicamente incorreto

A cidade de Prudentópolis, no Sudeste, será a capital paranaense do Feijão Preto. É o que prevê o projeto de lei 310/2015 protocolado na última semana pela deputada Claudia Pereira (PSC) na Assembleia Legislativa. A proposta inclui o evento, que ocorre sempre na primeira metade de agosto, no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

"O Paraná é muito rico em culturas e tradições que precisam ser incentivadas e preservadas", acredita Claudia Pereira. "Incluir a Festa Nacional do Feijão Preto de Prudentópolis no Calendário Oficial do Estado vai contribuir para o desenvolvimento social e econômico daquela importante região", completou a deputada.

A Festa Nacional do Feijão Preto teve sua primeira edição em 2010, próximo ao aniversário do município, que ocorre em 12 de agosto. A iniciativa busca divulgar os potenciais turístico e agrícola de Prudentópolis. Todos os anos, mais de 30 mil pessoas são atraídas pelo evento. O município, com mais de 80% de sua população descendente de imigrantes ucranianos, também se destaca por abrigar mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias delas com mais de 100 metros de altura.

Prudentópolis tem ganhado importância gradativa no cenário turístico do Estado. A colonização ucraniana proporciona uma série de festas típicas e pela maior produção de cracóvia do Brasil. Além das maravilhas naturais, o município também é considerado a "Capital do Mel", por seu manancial na produção e comercialização do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário