quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Série Crime sem castigo dá Prêmio Esso para a Gazeta

A série de reportagens “Crime sem castigo”, da Gazeta do Povo, conquistou ontem a categoria Regional Sul do Prêmio Esso 2013, a mais importante e tradicional premiação de jornalismo do país. Foi o terceiro Esso conquistado pela redação da Gazeta do Povo nos últimos dez anos. Publicadas entre 4 e 12 de agosto deste ano, as reportagens revelaram como a lentidão na investigação de assassinatos em Curitiba resulta em um alto índice de impunidade – nos últimos 10 anos, apenas 4% dos acusados foram condenados.

A série demandou um ano e meio de apuração. Nesse período, os repórteres Rogerio Waldrigues Galindo, Bruna Maestri Walter, José Marcos Lopes e Rosana Félix analisaram mais de 145 mil páginas de mil inquéritos policiais relativos a homicídios dolosos (com intenção de matar), ocorridos na capital paranaense, entre 2010 e 2013.

A pauta, explica Galindo, era antiga, mas estava pendente pela dificuldade de acesso aos documentos. Após percorrer o caminho dos inquéritos – Ministério Público, Tribunal do Júri, Vara de Inquéritos –, os jornalistas constataram problemas como: demora na abertura de inquérito policial e na oitiva de testemunhas, o que torna mais difícil resolver o processo. “Em 50 casos, as testemunhas morreram antes de ser ouvidas, e, na maioria das vezes, só três pessoas eram ouvidas por crime”, diz Galindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário