quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cachorro morde deputado e passa bem

Mesmo com toda tristeza provocada com o confronto entre professores e policiais em Curitiba, no dia de ontem, o povo não perde o bom humor. A piada que me contam é que o deputado deputado Rasca Rodrigues (PV), notório defensor dos animais e de tudo que é do gosto dos verdes, ao estouro do confronto, desceu correndo a rampa da Assembleia Legislativa e foi mordido na perna por um cachorro da PM. O animal e o deputado, no momento, estão bem.

A deputada miss que não leu Maquiavel

A deputada recém-eleita chega de Brasília e me diz: "fui considerada a deputada mais bonita da Câmara". Pois bem, nada disse, mas pensei: realmente, a mentira lustra egos naquela cidade! Agora só falta considerarem ela inteligente!

terça-feira, 28 de abril de 2015

Prefeitura de Curitiba não tem dados de fiscalizações de esgoto

O vereador Mauro Ignácio (PSB) reclamou, em plenário, da falta de dados estatísticos sobre a regularização das ligações clandestinas de esgoto em Curitiba. Ao responder um pedido de informações do vereador, a Prefeitura de Curitiba disse não possuir sistema eletrônico que cruze fiscalização, flagrantes, aplicação de multas e regularizações.

A fiscalização desse crime ambiental, explicou o parlamentar, é feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). No caso da SMMA, relatou Mauro Ignácio, não existem dados sobre quantas ações de fiscalização foram feitas, nem sobre quantas multas foram aplicadas e também não está disponível o número de regularizações decorrentes desse trabalho.

“Perguntada sobre quantas notificações a Sanepar informou ter encontrado, nos anos de 2013 e 2014, a secretaria disse que não tinha condições de indicar o número exato, mas que 'seguramente' foram mais de 10 mil comunicados”, disse Mauro Ignácio. O vereador pediu atenção das autoridades ao tema e pediu a intervenção do ouvidor na questão. “Precisamos tomar uma atitude para preservar os córregos e rios da cidade”, afirmou.

“Existem estimativas informais que falam em 40% das residências da capital sem ligação à rede de esgoto, utilizando fossas rudimentares ou despejando detritos diretamente no rio. Isso é muito sério, pois compromete a qualidade da água consumida pela população e aumenta o risco de doenças”, pontuou Mauro Ignácio. O vereador relatou que tem se reunido com grupos ligados à preservação do meio ambiente na tentativa de obter uma alternativa para o problema.

No documento enviado à Câmara Municipal pelo Executivo, a SMMA diz que as informações sobre o pagamento de multas decorrentes de ligações clandestinas de esgoto não ficam na secretaria - “e que diversos autos de infração que são lavrados acabam sendo inscritos na dívida ativa”. A secretaria lembra que, além de bloqueio da indicação fiscal e multa (que pode variar de R$ 90,57 a R$ 90,9 mil), outras sanções estão previstas na lei municipal 7.833/1997.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Prudentópolis, a capital do feijão politicamente incorreto

A cidade de Prudentópolis, no Sudeste, será a capital paranaense do Feijão Preto. É o que prevê o projeto de lei 310/2015 protocolado na última semana pela deputada Claudia Pereira (PSC) na Assembleia Legislativa. A proposta inclui o evento, que ocorre sempre na primeira metade de agosto, no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

"O Paraná é muito rico em culturas e tradições que precisam ser incentivadas e preservadas", acredita Claudia Pereira. "Incluir a Festa Nacional do Feijão Preto de Prudentópolis no Calendário Oficial do Estado vai contribuir para o desenvolvimento social e econômico daquela importante região", completou a deputada.

A Festa Nacional do Feijão Preto teve sua primeira edição em 2010, próximo ao aniversário do município, que ocorre em 12 de agosto. A iniciativa busca divulgar os potenciais turístico e agrícola de Prudentópolis. Todos os anos, mais de 30 mil pessoas são atraídas pelo evento. O município, com mais de 80% de sua população descendente de imigrantes ucranianos, também se destaca por abrigar mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias delas com mais de 100 metros de altura.

Prudentópolis tem ganhado importância gradativa no cenário turístico do Estado. A colonização ucraniana proporciona uma série de festas típicas e pela maior produção de cracóvia do Brasil. Além das maravilhas naturais, o município também é considerado a "Capital do Mel", por seu manancial na produção e comercialização do produto.

A misericórdia anda só

Quando criança observava atentamente os que chegavam na Santa Casa de Misericórdia de Maringá, morava perto. Os casais de velhinhos, geralmente sitiantes ou agricultores, passavam por mim e algum tempo depois, um deles retornava sozinho, exibindo triste e solitária fita preta costurada à mão no paletó ou vestido. 
Sim, o luto era uma fita preta. Agora, em frente ao Hospital das Clínicas, em Curitiba, vejo que quase todo mundo chega só, entra e desaparece. Em nosso tempo, a morte dispensa companhia. Ninguém ais leva a sério o "até que a morte os separe". 

Fumo na borceta

Certas palavras, em português, nascem nome da coisa porquanto deveriam ser geradas como qualidade da coisa. "Paralelepípedo" por exemplo, com sete sílabas já diz que a coisa é feia e pesada. Agora, a palavra "peteca" vem cheia de fofura e maciez, feita de leves plumas e esvoaçantes penas; palavra de alcova, para ser dita entre amantes e, portanto, não é à toa que é sinônimo informal da cuja - feminina e bela.

Outras há que já nascem condenadas pelos hipócritas iletrados por se assemelharem a nomes feios. A palavra "borceta" (ou boceta) é uma delas, talvez uma das mais injustiçadas de nossa língua, que nada mais é do que uma pequena bolsa feita para guardar fumo e que os falsos pudicos a evitam e se afrescalham ao designá-la apenas como "bolsinha de tabaco". Isso dito, não tropece em paralelepípedos linguísticos, pois peteca é uma coisa fofa e comestível dependendo do rijo fumo que você guarda na borceta.

domingo, 26 de abril de 2015

Tarzan e a Gazeta do Povo

"Bugio que fugiu do Passeio Público e matou uma pessoa era de propriedade do Tarzan". Agora compare: "Caminhão que atropelou artista plástico era de propriedade de dono da Gazeta do Povo". Ora, meu povo, está certo que muita gente não gosta desse jornal, mas estabelecer uma relação assim entre fatos é de uma lógica de parvos. Seria o mesmo que culpar o caminhão pela morte do atropelado e não o imprudente motorista que o conduzia. Menos... Menos, meu povo!

sábado, 25 de abril de 2015

Movimento Paraná contra a maioridade penal

Audiência Pública proposta pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALEP, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, no próximo dia 28, (Praça Nossa Sra. de Salete), às 9 horas. A Audiência é iniciativa da presidência da Comissão (Dep. Tadeu Veneri - PT) e do Movimento Paraná contra a Redução da Maioridade Penal.

Assembleia Legislativa do Paraná e a ética sem ética

Pelos critérios da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, Fernandinho Beira-mar é um cidadão exemplar de ilibada reputação.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Som de "boy de vila" deve ser fiscalizado por guarda municipal

A Guarda Municipal de Curitiba e outras autoridades policiais podem vir a fiscalizar ocorrências de poluição sonora em logradouros públicos, bastando para isso assinarem convênio com a Secretária Municipal do Meio Ambiente (SMMA). A medida atualiza projeto do próprio vereador Chico do Uberaba (PMN), que tramita na Câmara Municipal há quase dois anos, e já está apto a ser votado em plenário.

Tropeiros chegam ao Pico Paraná

Os cavaleiros que participam da última etapa da Tropeada da Integração Transparaná chegam ao Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, no final da tarde desta sexta-feira (24). O grupo, que está percorrendo a cavalo o Estado de ponta a ponta, partiu de Foz do Iguaçu e deve chegar domingo (26) ao Porto de Antonina, no litoral.
O pernoite na região do Pico Paraná antecede a descida da Serra do Mar, prevista para o sábado (25), informa o deputado Nereu Moura, praticante e incentivador da cultura do tropeirismo. “Na descida da Serra do Mar, iremos passar por um caminho inóspito, por onde Dom Pedro II andou, quando veio pela primeira vez a Curitiba”, destaca o parlamentar.
Os participantes do último trecho da Transparaná partiram na manhã de terça-feira (21), em frente à Igreja do Tamanduá, na área rural de Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba. Até o litoral, eles terão percorrido aproximadamente 160 quilômetros, totalizando mais de 1,1 quilômetros a partir de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.
A Tropeada da Integração é organizada pela Federação dos Tropeiros do Paraná, com apoio do Grupo Muladeiros Casco Duro. As primeiras etapas foram realizadas nos trajetos Catanduvas/Laranjeiras do Sul, Laranjeiras do Sul/Guarapuava, Catanduvas/Santa Tereza do Oeste, Guarapuava/Irati, Santa Tereza do Oeste/Foz do Iguaçu e Irati/Campo Largo.

Reajuste dos servidores da Prefeitura de Curitiba tem parecer favorável em comissões na Câmara

Em reunião conjunta, ontem, as comissões de Legislação, Justiça e Redação, de Economia, Finanças e Fiscalização e de Serviço Público emitiram pareceres favoráveis ao trâmite do projeto que concede o reajuste salarial em parcela única de 6,54% aos servidores efetivos e comissionados da administração direta, autarquias e fundações municipais de direito público. A mesma proposta também concede percentual de aumento adicional de 1,14% aos efetivos – não extensivo aos cargos em comissão e aos subsídios do procurador-geral do Município e dos secretários municipais – o qual se sobrepõe ao índice de reajuste linear, totalizando 7,68%.

O reajuste de 6,54% corresponde à reposição inflacionária dos últimos 12 meses, apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor do Município de Curitiba (IPC), calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

Estiveram presentes à reunião Irene Rodrigues, coordenadora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Curitiba (Sismuc), Gabriel Comte, do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e Luiz Vecchi, presidente do Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc). Estes representantes sindicais expuseram questões pertinentes ao projeto e argumentaram em favor da inclusão de uma emenda concedendo abono relativo aos dias de paralisação ocorridos no ano passado.

O entendimento do vereador Pier Petruzziello (PTB), presidente da Comissão de Legislação, foi de que a competência para a discussão destes temas com as entidades sindicais é do Executivo Municipal. “As demandas são legítimas, mas existe um vício de iniciativa nesta emenda, portanto a comissão opta por não se manifestar”. Da mesma forma, os vereadores representantes das demais comissões decidiram se restringir aos termos dos pareceres.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Senge lança obra que debate o assédio moral

Nesta sexta-feira, 24 de abril, o Senge, entidades sindicais e as universidades Federal do Paraná e Positivo lançam o livro Estado, Poder e Assédio: Relações de Trabalho na Administração Pública, que reúne mais de uma dezena de artigos sobre o assédio moral nas instituições públicas municipais, estaduais e federais.

"Não bastasse a exploração econômica na venda da mão de obra, física ou intelectual, e a crescente precarização do trabalho com o cerceamento e diminuição dos direitos, como com a possibilidade da efetivação da PL da Terceirização, convivemos no mundo do trabalho com inúmeras outras ações vis que promovem a diminuição do próximo, como nos atos de assédio moral, uma das violências mais covardes no universo laboral", afirma o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Carlos Roberto Bittencourt.

Para Bittencourt, é necessário ampliar os debates que promovam maior conscientização, a mobilização das entidades e dos trabalhadores e, sobretudo, as discussões no âmbito jurídico de forma que haja a regulação na legislação federal sobre a questão do assédio moral.

A publicação a ser lançada nesta sexta é a continuidade das ações do Senge-PR e das demais entidades, iniciadas com o seminário “Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública”, promovido no último dia 27 de março, em Curitiba, que reuniu mais de 500 pessoas em um debate que contou com palestras de juristas, médicos do trabalho, sociólogos e psicólogos, unânimes ao afirmar que é necessário legislação específica para coibir as práticas abusivas contra servidores públicos.

Dentre os autores dos artigos, estão a médica do trabalho e uma das precursoras dos debates sobre assédio moral no Brasil, Margarida Barreto, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca e o administrador e reitor da UFPR entre 1994 e 1998, José Henrique de Faria. Assinam a publicação, como organizadores o assessor da presidência do Senge-PR, Eduardo Faria Silva, Fernanda Zanin, José Antonio Peres Gediel e Lawrence Estivalet de Mello.

O evento de lançamento do livro será no Salão Nobre do prédio histórico da UFPR, na praça Santos Andrade, a partir das 19 horas. Após ser lançada, a publicação estará disponível na versão eletrônica no site do Senge.

Serviço:

Lançamento do Livro Estado, Poder e Assédio

Data: 24 de abril de 2015, sexta-feira
Horário: 19 horas

Local: Salão Nobre da Universidade Federal do Paraná – Praça Santos Andrade

O condenável uso da religião na política brasileira

O católico tem que ter muita fé para não perdê-la após ler os documentos da CNBB. Lugar de padre não é na política e ainda por cima, na má política. Nosso país já separou e faz tempo a política da religião. A República brasileira se define laica desde a sua proclamação.
Outra coisa que não podemos considerar normal numa democracia dita laica, a existência de bancadas religiosas, que aglutinam várias denominações e se subscrevem como evangélica. Ora, a pergunta que se deve fazer: o que essa bancada negocia na política? -- Negocia o voto dos fiéis de suas igrejas, como se o pastor fosse soberano da vontade deles; uma grande massa disponível como capital para se comprar benefícios a grupos específicos sem se considerar a vontade da maioria. Aqui, "a César o que é César e a Deus, o que é de Deus" só existe no papel como letra morta.  

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Por não funcionar bem, computador leva oito tiros

Lucas Hinch, morador da cidade Colorado Springs (EUA), tinha um computador (Dell XPS 410) que há vários meses não funcionava bem. Dono de uma loja que vende chá orgânico, ele perdeu a calma e no terreno dos fundos da loja meteu oito balas no bicho preguiçoso. Atraída pelos disparos, a Polícia enquadrou Lucas na legislação da cidade que não permite tiros na área urbana.
Ao publicar essa notícia, notei que meu computador começou a funcionar bem e, incrível, está mais rápido do que nunca!
(Informações do lanacion.com)

Depois de 10 anos, vereadores aprovam contas do ex-prefeito Beto Richa, que tem ressalvas do Tribunal de Contas

Dando continuidade ao “desarquivamento” das prestações de contas de 2003 a 2008, a Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (22), o documento referente ao primeiro ano de mandato do ex-prefeito de Curitiba e atual governador do Paraná, Beto Richa. Votado em primeiro turno, o decreto legislativo 093.00004.2014, referente a 2005, recebeu 23 votos favoráveis. Nova votação ocorrerá na próxima segunda-feira (27), para análise em segundo turno.

Com a aprovação preliminar, os vereadores de Curitiba confirmaram a análise feita pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no acórdão 985/2008 – cujo parecer foi positivo com ressalvas. Trechos do documento foram lidos pelos vereadores Professor Galdino (PSDB) e Chico do Uberaba (PMN), que elogiaram a gestão do ex-prefeito.

“Li o relatório que foi apresentado pelo TCE e concluí que Beto Richa tem o dom para governar. Não é à toa que foi reeleito prefeito e reeleito governador. Tem um dom para acertar as contas públicas”, elogiou Galdino, citando dados contidos no documento, como a obtenção de resultado primário positivo de R$ 64,9 milhões em 2005.

Chico do Uberaba, ao comparar a gestão do ex-prefeito com o mandato de Gustavo Fruet, disse que o de Richa era melhor. “Aquilo tudo que foi feito em 2005 é o que está faltando nesta administração”, disse o parlamentar. Para Toninho da Farmácia, que também votou a favor do projeto, “foi a época em que a periferia de Curitiba viveu uma revolução em termos de obras”. “É desse período o crescimento do CIC, Sítio Cercado, Pinheirinho e Tatuquara”, afirmou.

O vereador Pedro Paulo (PT) criticou o fato de essa análise das contas de 2005 ocorrer dez anos depois do fim do exercício, “pois isso requer instrumentos técnicos que não possuímos”. “Apesar disso, é importante que os parlamentares atentem ao parecer do TCE, que pontuou irregularidades. Essas ressalvas abrem um caminho de investigação para entendermos de onde veio o deficit deixado para a atual gestão”, criticou.

“O TCE disse que a situação financeira de Curitiba era positiva e que falhas pontuais não representaram danos às contas públicas. Diz que a prefeitura observou as regras de responsabilidade fiscal”, disse Chico do Uberaba, citando o acórdão do Tribunal de Contas. Referindo-se às contas dos anos seguintes, que ainda serão votadas pela Câmara Municipal, Pedro Paulo afirmou que “as ressalvas se transformaram num déficit gigantesco”.

Nesta votação, Pedro Paulo, Mestre Pop (PSC), Jonny Stica (PT) e Carla Pimentel (PSC) se abstiveram. Jorge Bernardi (PDT) votou pela desaprovação das contas.

Projeto de lei proíbe venda de bebidas a quem tem porte de arma

Começaram a tramitar na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (22), projetos de Felipe Braga Côrtes (foto) que regulamentam o porte de arma em bares e casas noturnas de Curitiba. Um das propostas de lei proíbe a venda de bebidas alcoólicas aos portadores de armas, que seriam identificados por comandas ou fichas diferenciadas. Na outra matéria, o vereador determina à pessoa armada a assinatura de um termo de identificação e responsabilidade. (Em Curitiba, comanda é o nome dado à ficha em que o dono do bar anota o consumo do cliente).

“Assim como bebida e direção, bebida e arma não combinam”, defende o autor. Ele explicou que os projetos foram propostos devido ao caso do último dia 12, em frente a uma casa do bairro Batel, em que um policial militar atirou contra um cliente. “Evidentemente não vou entrar na discussão do que aconteceu. Não sabemos as causas, mas sim os efeitos. Dentro disso fui buscar informações com empresários do segmento, com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e com a Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas)”, disse Braga Côrtes.

“Uma casa noturna registrou, há dez dias, a entrada de 40 pessoas armadas, entre policiais e pessoas que têm o porte de arma”, apontou. O vereador completou que durante a tramitação, que dependerá de pareceres favoráveis da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, também serão ouvidas entidades representativas das polícias Civil e Militar. Ele destaca que o Estatuto do Desarmamento (lei federal10.826/2003) autoriza o porte de arma mesmo fora de serviço aos policiais e a outras categorias, como integrantes das Forças Armadas e guardas municipais de cidades com mais de 500 mil habitantes.

No entanto, Braga Côrtes justifica que a legislação prevê a perda do porte à pessoa detida ou abordada “em estado de embriaguez e sob efeito de substâncias químicas ou alucinógenas”. O alerta à proibição da venda da bebida alcoólica, nesses casos, seria afixado na entrada dos bares, casas noturnas e similares. O projeto prevê ao estabelecimento infrator, inicialmente, uma advertência. Em caso de reincidência seria aplicada uma multa de R$ 2 mil a R$ 10 mil. A penalidade poderia chegar à cassação do alvará de funcionamento.

O descumprimento da lei referente ao termo de identificação e responsabilidade acarretaria, gradualmente, em advertência e multa de R$ 1 mil e de R$ 2 mil. Nele, o portador assumiria a responsabilidade civil e criminal por atos ocasionados pela arma, inclusive por terceiros. Braga Côrtes sugere que o documento reúna os seguintes dados: RG e CPF do portador, data e horário de ingresso ao estabelecimento, informações sobre a arma de fogo e, quando o cliente for um policial, unidade em que serve e número de identificação profissional.

Aos 50 anos, Sandra Bullock é eleita a mais bonita do mundo

Aos 50 anos, a atriz Sandra Bullock foi eleita a mulher mais bonita do mundo em 2015 pela revista "People". A capa da publicação com a artista foi revelada nesta quarta-feira (22). Até certo ponto concordamos com a Revista, mas sugerimos que para o próximo ano, a People dê uma olhadinha nas mulheres brasileiras. Aqui mesmo no Paraná, bonitas igual a essa tem de penca!

Maringá é "esquecida" no projeto de incentivo tecnológico

O deputado Nereu Moura (foto), líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, apresentou projeto de lei 269/2015, que vai beneficiar nove municípios do interior paranaense, com tratamento diferenciado no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para empresas do ramo eletroeletrônico, de informática e de telecomunicações. A proposta amplia os incentivos fiscais vigentes aos municípios de Toledo, Guarapuava, Apucarana, Cornélio Procópio, Londrina, Medianeira, Ponta Grossa , Santa Helena e Campo Mourão. Pelo projeto, Maringá, importante polo econômico do Paraná, fica de fora desses incentivos, o que pode inviabilizar o desenvolvimento dessa indústria na região.
O Paraná conta com a lei estadual nº 15.634/2007, que concede o benefício aos estabelecimentos que industrializam produtos eletroeletrônicos, de telecomunicação e de informática, localizados nos municípios de Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. Nestas localidades, onde estão instaladas as Universidades Federal Tecnológica (UTFPR), ficou outorgado o tratamento tributário diferenciado em relação ao Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS.
O projeto de lei de Nereu Moura amplia a área de abrangência que passa a contar com o incentivo fiscal do Governo do Estado, na chamada "lei de incentivo tecnológico". A intenção é promover a geração de emprego e renda, fomento a instalação e ampliação de empresas nos mais diversos setores, bem como qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho.

Numa manhã de 1500

Numa manhã de abril.
Um índio, um homem
Viu sobre o oceano, no horizonte,
A cruz em brancos panos
E descobriu que os selvagens
Haviam descoberto o Brasil.

terça-feira, 21 de abril de 2015

O próspero jogo do bicho no Paraná

Se tem algo próspero neste Paraná é o jogo do bicho. Funciona em todas as cidades em estabelecimentos vizinhos a lotéricas, em cada quadra, em cada bar, como se fosse o negócio mais honestos do mundo.

Um sujeito que não honrou a farda da PM do Paraná

Vi o vídeo do PM que atirou e agrediu covardemente o Gustavo Waller, em Curitiba. A imprensa paranaense não pode abandonar o caso, há de se cobrar das autoridades uma punição exemplar para quem deveria estar servindo e protegendo e não atirando em pessoas de bem.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Tropeiros chegam ao Litoral do Paraná

Esta semana, um grupo de cavaleiros desce a Serra do Mar até o Porto de Antonina, no litoral do Paraná. Eles participam da última etapa da Tropeada da Integração Transparaná, que começa às 7h30 da manhã desta terça-feira (21), em frente a Igreja da comunidade do Tamanduá, na área rural de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba e termina no domingo (26).
A Transparaná é um desafio lançado pela Federação dos Tropeiros do Paraná, em percorrer 1,1 mil quilômetros de Foz do Iguaçu, até o litoral. Nesta última etapa, serão cinco de dias de andanças, "inclusive, iremos descer a Serra do Mar, por um caminho inóspito, por onde Dom Pedro II andou, quando veio pela primeira vez a Curitiba", informa o deputado Nereu Moura, praticante e incentivador da cultura do tropeirismo.
"Estamos recuperando um pouco da história do nosso Estado. Passando por lugares que os nossos ancestrais, passaram. Conhecendo como se deu a colonização", reforça Nereu Moura. De Campo Largo até o Porto de Antonina, serão percorridos aproximadamente 160 quilômetros, passando por trilhas históricas do tropeirismo paranaense.
A Transparaná é organizada pela Federação dos Tropeiros do Paraná, com apoio do Grupo Muladeiros Casco Duro. “Sem dúvida é uma tropeada histórica de resgate e oportunidade de fazer novos amigos, mostrando para nossas crianças o valor cultural que nossos antepassados nos legaram”, afirma o presidente da Federação, Jeferson Pelizzari.
As primeiras etapas da Transparaná foram realizadas nos trajetos Catanduvas/Laranjeiras do Sul, Laranjeiras do Sul/Guarapuava, Catanduvas/Santa Tereza do Oeste, Guarapuava/Irati, Santa Tereza do Oeste/Foz do Iguaçu e Irati/Campo Largo.

Bicicleta e a irresponsabilidade dos políticos de Curitiba

Os recentes acidentes envolvendo a morte de ciclistas, em Curitiba, demonstram duas coisas: primeira, a cidade não é segura para o uso da bicicleta; segunda, temos autoridades municipais irresponsáveis ao não permitirem na cidade uma legislação efetiva que garanta todos os meios para que esse tipo de transporte se torne seguro de verdade e não apenas uma peça de propaganda de deslumbrados com o poder.

domingo, 19 de abril de 2015

Brasil em crise, mas banqueiros lucram como nunca

O Brasil está terceirizado para os banqueiros. Nunca se lucrou tanto com o couro do povo. Taxas de juros que beiram ao roubo, tarifas vergonhosas e demissão em massa fizeram os lucros dos banqueiros em 2014.

Lucros dos bancos em 2014
Itaú – R$ 20,6 bilhões
Bradesco – R$ 15,3 bilhões
Banco do Brasil – R$ 11,3 bilhões
Caixa – R$ 7,1 bilhões
Santander – R$ 5,8 bilhões
Fonte: Dieese

domingo, 12 de abril de 2015

Jornalista não sabe fazer contas nas manifestações

Novamente, jornalistas demonstram grande incapacidade para elaborar contas simples. É um defeito da profissão, conheci gente que se dizia especializada em Economia e que tinha dificuldades em armar regra de três ou calcular uma simples percentagem. No cálculo de número de pessoas numa manifestação, a continha é elementar e usada no mundo todo para concentrações humanas: basta que se faça a multiplicação da área (em metros quadrados) ocupada pelos manifestantes por quatro, pois quatro pessoas podem ocupar um metro quadrado (N = 4 X A). Na guerra dos números, para não ter um atestado de burro junto com o diploma, o repórter deve apresentar o número da Polícia Militar, o número dos organizadores do evento e o número calculado por ele. Isso é o mínimo que se espera de um repórter que realmente queira informar o leitor. De resto, temos um cara que apenas carrega microfone ou caneta, não um repórter.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Polícia Federal por mares nunca antes navegados

"As investigações nos levarão a mares nunca antes navegados", afirmação de um dos delegados da Polícia Federal, em coletiva hoje à imprensa, em Curitiba, ao comentar a prisão de André Vargas et Cia. O grau de exigência para o candidato entrar na PF é alto. E por isso temos gente bem preparada intelectualmente lá, capaz de citar Camões na maior naturalidade, mesmo quando se refere a sujeitos que fugiram da escola para praticar o roubo da coisa pública. Veja que beleza, os primeiros versos do Canto I de "Os Lusíadas":
As armas e os Barões assinalados
Que da Ocidental praia Lusitana
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;

As operárias

Canto o azul
Dos esperançados
Canto o cinza
Dos desgraçados
Canto o azul
Dos uniformes
Das operárias
Que deixam a fábrica
Sob o cinza
Do final da tarde.

Deputados do Paraná que são contra os trabalhadores


Fruet e a lenda do metrô de Curitiba

A imprensa local acredita nesta lenda inventada por Fruet de que ele vai fazer metrô em Curitiba. O cara não consegue nem cuidar dos ônibus! Lenda por lenda, prefiro acreditar na lenda da Loira Fantasma.

As picaretagens da indústria das multas

Duas indústrias floresceram depois do Novo Código de Trânsito: a indústria da multa e a indústria da compra e venda de pontos na carteira. Uma é dependente da outra. Se, por um lado, a multa em profusão serve para engordar o caixa dos órgãos de trânsito, por outro, serve também para dar uns trocados para os espertalhões que assumem pontos de terceiros.

O banho gelado dos larápios da coisa pública

Profundamente consternado com essa falta de consideração do Estado com nossos gatunos da coisa pública, que curtem o frio curitibano tomando banho de água gelada na penitenciária. Talvez agora, roubem menos nos projetos de construção de cadeias e presídios, já pensando no conforto da aposentadoria atrás das grades.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Nas estradas do Paraná

Independentemente de governos, andar pelas estradas do Paraná nos mostra o inevitável, nosso povo trabalha e produz muito. Imagina se os governos funcionassem? Que belo estado teríamos!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Mais da metade da bancada do PR vota contra os trabalhadores


Confira os deputados federais que aprovaram (sim) a tramitação em regime de urgência do PL 4330 - da terceirização total que acabará com a CLT e os direitos dos trabalhadores (as)

Paraná (PR)

Alex Canziani PTB - Sim
Alfredo Kaefer PSDB - Sim

Aliel Machado PCdoB - Não
Assis do Couto PT - Não
Christiane de Souza Yared PTN - Não
Diego Garcia PHS - Sim
Dilceu Sperafico PP - Sim

Enio Verri PT - Não
Evandro Rogerio Roman - PSD - Sim
Hermes Parcianello PMDB - Sim
João Arruda PMDB - Não
Leandre PV - Sim
Leopoldo Meyer PSB - Não
Luciano Ducci PSB - Sim
Luiz Carlos Hauly PSDB - Sim
Luiz Nishimori PR - Sim

Marcelo Belinati PP - Não
Nelson Meurer PP - Não
Osmar Bertoldi DEM - Sim
Osmar Serraglio PMDB - Sim

Ricardo Barros PP - Sim
Rossoni PSDB - Sim
Rubens Bueno PPS - Sim
Sandro Alex PPS - Sim
Sergio Souza PMDB - Sim

Toninho Wandscheer PT - Não
Zeca Dirceu PT - Não

Político que ignora a opinião pública cai em desgraça

Políticos de certo sucesso nunca desprezaram a opinião pública. E isso vale para qualquer lugar do mundo – talvez, a lei mais antiga da política seja essa. Governadores, deputados e senadores, entre outros profissionais do ilusionismo, quando perdem o cargo em função de uma não reeleição, invariavelmente se fazem a pergunta: onde foi o erro, se estava indo tão bem?

Depois de algum tempo cai a ficha e eles descobrem que, em algum ponto, não respeitaram a opinião pública e de forma quixotesca a enfrentaram, preferindo seguir os conselhos de seus áulicos, quando não o nebuloso caminho de seus próprios interesses nada republicanos.

Já afirmei em outros escritos, que vivemos um novo tempo na difusão das informações, que são extremamente necessárias para a formação da opinião pública. Muitos ainda ignoram isso e, em segundos são tragados para o grande fosso dos que penam nas mãos do desprezo dos eleitores. Se antes da internet, a opinião pública agia lentamente e de maneira silenciosa, hoje ela se forma em segundos e de forma ruidosa. Uma vez formada, dificilmente poderá ser revertida essa opinião, pois há uma tendência natural – também ignorada por alguns temerários parlamentares – da supremacia do negativo sobre o positivo, ainda mais num universo político baseado na mentira, na maquiagem e na enganação propriamente dita.

Portanto, falamos aqui de um novo vetor que está impulsionando a opinião pública, a velocidade de difusão das informações e sua aceleração por meio de mecanismos de reprodução instantânea nas redes sociais. Os cálculos nos apontam que, no Brasil, já nos próximos anos, quase a totalidade da população terá acesso à internet e redes sociais.

"Teóricos blogueiros mercenários das novas mídias" consideram que o desafio é apenas descobrir formas de se comunicar usando essas novas plataformas cibernéticas. Mas não é somente isso, antes de tudo, o emissor primário das informações deve ser confiável e estar profundamente em sintonia com a opinião pública. Caso contrário, não há mágica que resolva o desgaste provocado por posicionamentos equivocados, por pronunciamentos sofríveis, ou pelo silêncio que encobre às vezes ações que ofendem os desejos desse público veloz e ruidoso.